All Posts

DE FACTO organiza debate sobre os desafios da inteligência artificial para a literacia mediática

June 9, 2023

No próximo dia 12 de junho, pelas 15h (hora de Lisboa), a DE FACTO promove o seminário “Inteligência Artificial: que educação para os media e a informação amanhã?”. O evento decorre em formato híbrido, no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) e online. As inscrições são obrigatórias e podem ser realizadas aqui.

De acordo com os organizadores do debate, “a inteligência artificial generativa está a revolucionar a nossa relação com os conteúdos informativos. Textos, imagens e vídeos criados através de ferramentas postas à disposição do grande público inundam os nossos ecrãs, pondo em causa a nossa própria capacidade de identificar as suas fontes e as intenções de quem os gerou”. Este facto “realça a importância de reforçar as capacidades de pensamento crítico dos nossos concidadãos”, acrescentam.

Moderada pela jornalista e filósofa Clara Schmelck, a discussão contará com as intervenções de Laurence Benhamou (AFP), Isabelle Feroc-Dumez (CLEMI), Laurent Petit (CELSA) e Djamé Seddah (Sorbonne).

A iniciativa DE FACTO é um projeto europeu que reúne verificadores de factos, investigadores e profissionais da literacia mediática e da informação com o objetivo de enfrentar os desafios da desinformação.