All Posts

Como usar os media para combater o racismo nos mais novos?

April 26, 2021

Com os ecos do discurso de ódio e intolerância a ganharem cada vez mais força em todo o mundo, é essencial sensibilizar os mais novos e reunir esforços para criar uma geração antirracista. Para isso, a Common Sense Media lançou algumas dicas e atividades para realizar em família.

Procurar racismo em filmes e séries

Os conteúdos televisivos e digitais estão recheados de estereótipos, seja através de sotaques ou costumes culturais exagerados, por exemplo. No entanto, ensinar aos mais novos que uma determinada cena num filme, um diálogo ou um cenário contém elementos racistas, permite-lhes desenvolver espírito crítico e cimentar conversas sobre o tema à medida que vão crescendo.

Discutir o discurso de ódio e o assédio online

Um ótimo ponto de partida para este assunto é perguntar aos mais novos se já se depararam com linguagem racista nos comentários das redes sociais. Poderá, ainda, discutir com eles memes racistas e avaliar até que ponto entendem que a partilha destes conteúdos constitui um veículo para o discurso de ódio.

Explorar o poder da tecnologia

Embora uma imagem possa valer mais do que mil palavras, é importante entender os contextos dos conteúdos e o perigo da manipulação digital. Neste sentido, o desafio é discutir diferentes imagens e vídeos e alertar as crianças para a possibilidade de terem sido editados. 

Promover a Literacia Mediática

É crucial ir além das diferentes perspetivas dos media sobre um determinado acontecimento. Use esta oportunidade para discutir com os mais novos a maneira como os diferentes canais trabalham um determinado assunto, como o caso do norte-americano George Floyd ou do professor francês Samuel Paty. 

Consulte outras dicas no artigo original da Common Sense Media