All Posts

Comissão Europeia cria grupo de trabalho para promover a literacia digital

November 12, 2021

A Comissão Europeia (CE) criou, em outubro, um grupo de trabalho, composto por 25 especialistas, com o objetivo de combater a desinformação e promover a literacia digital junto dos professores.

Estes peritos, provenientes das áreas da tecnologia, comunicação social e ensino, têm como missão ajudar professores e educadores através da preparação de orientações práticas, de forma a combater a desinformação e promover a literacia digital através da educação.

Com o objetivo de chegar a “todos os alunos de todas as escolas da União Europeia”, a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, sublinhou, na sessão de lançamento da iniciativa, que “combater as notícias falsas e garantir a segurança online é muito importante para a Comissão”.

Importa relembrar que, em 2018, grandes empresas tecnológicas como a Google, o Facebook, o Twitter, a Microsoft e o Mozilla assinaram um código de conduta no qual se comprometem a combater a desinformação nas suas plataformas. 

Já em maio deste ano, a própria CE anunciou a intenção de implementar ferramentas que permitam aos utilizadores identificarem e assinalarem notícias falsas.

Fonte: Jornal Observador.

Consulte a notícia no site do Observador