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CLEMI publica orientações para estratégia de desenvolvimento da literacia mediática em França

October 22, 2024

Um roteiro para a promoção da literacia mediática e da informação, no longo período compreendido entre 2024 e 2030. É assim que é caracterizado o novo documento do CLEMI, organização francesa dedicada à promoção da educação para os media e a informação. Está disponível na íntegra aqui, entre os recursos do MILObs.

Segundo o CLEMI, “num contexto de urgência democrática, de circulação maciça de desinformação, de desconfiança crescente em relação aos meios de comunicação social e aos jornalistas, e de plataformas digitais ainda em grande parte não regulamentadas, este roteiro propõe um plano ambicioso e ousado”. Os desafios aqui elencados tornam num imperativo “equipar as novas gerações para aprenderem a decifrar o fluxo de informação, a assumirem o controlo dos seus hábitos digitais e a participarem ativamente na vida democrática”.

O documento estabelece seis eixos de ação prioritários:

  • reforçar e diversificar as parcerias do CLEMI, como resposta à complexificação das mudanças constantes imputadas aos meios digitais;
  • acelerar a formação em literacia mediática e da informação, sobretudo entre os mais novos;
  • desenvolver a parentalidade digital;
  • alargar a ação do CLEMI ao ensino superior e à investigação aí realizada;
  • reforçar a cooperação internacional; e
  • utilizar a literacia mediática e da informação como uma alavanca para o envolvimento cívico.

A instituição nota, ainda, que o roteiro traduz a experiência de 40 anos do CLEMI na promoção da educação para os media e a informação.