
CLEMI publica orientações para estratégia de desenvolvimento da literacia mediática em França
October 22, 2024Um roteiro para a promoção da literacia mediática e da informação, no longo período compreendido entre 2024 e 2030. É assim que é caracterizado o novo documento do CLEMI, organização francesa dedicada à promoção da educação para os media e a informação. Está disponível na íntegra aqui, entre os recursos do MILObs.
Segundo o CLEMI, “num contexto de urgência democrática, de circulação maciça de desinformação, de desconfiança crescente em relação aos meios de comunicação social e aos jornalistas, e de plataformas digitais ainda em grande parte não regulamentadas, este roteiro propõe um plano ambicioso e ousado”. Os desafios aqui elencados tornam num imperativo “equipar as novas gerações para aprenderem a decifrar o fluxo de informação, a assumirem o controlo dos seus hábitos digitais e a participarem ativamente na vida democrática”.
O documento estabelece seis eixos de ação prioritários:
- reforçar e diversificar as parcerias do CLEMI, como resposta à complexificação das mudanças constantes imputadas aos meios digitais;
- acelerar a formação em literacia mediática e da informação, sobretudo entre os mais novos;
- desenvolver a parentalidade digital;
- alargar a ação do CLEMI ao ensino superior e à investigação aí realizada;
- reforçar a cooperação internacional; e
- utilizar a literacia mediática e da informação como uma alavanca para o envolvimento cívico.
A instituição nota, ainda, que o roteiro traduz a experiência de 40 anos do CLEMI na promoção da educação para os media e a informação.