All Posts

Bad News: um jogo como vacina para a desinformação

May 25, 2022

Aprender as técnicas e as estratégias geralmente utilizadas pela desinformação através de um jogo online. É esta a premissa de Bad News, um projeto desenvolvido pela organização neerlandesa DROG em colaboração com investigadores do Cambridge Social Decision-Making Lab. O jogo pode ser acedido aqui e desafia os utilizadores a construírem campanhas fictícias de desinformação.

De acordo com o projeto, atividades genéricas e dinamizadas num ambiente controlado, como é o caso deste jogo, podem ser úteis na prevenção da desinformação. Isto é, podem funcionar como uma vacina que dificulta o sucesso da desinformação concreta ainda antes de se ter espalhado. A “oportunidade de aprender fazendo permite aos jogadores participarem num exercício simulado que ajuda a cultivar a resistência psicológica contra técnicas de manipulação”, referem elementos da equipa que desenvolveu o Bad News. Ainda de acordo com os investigadores Jon Roozenbeek, Melisa Basol e Sander van der Linden, jogos como este, “em vez de dizer às pessoas em que acreditar”, procuram “equipar os jogadores com as capacidades necessárias para identificar, argumentar contra e evitar que a desinformação prejudicial se torne viral”.

Num jogo de escolhas em que a plataforma explica os caminhos habitualmente seguidos pela desinformação, há seis técnicas em destaque: a falsificação de identidades ou da origem da informação, o apelo às emoções, o fomento da polarização já existente, o uso de teorias da conspiração, as tentativas de descredibilização dos outros e o trolling de forma a prejudicar o debate. Bad News foi desenvolvido para jovens acima dos 14 anos.

Conheça este e outros recursos no MILObs.