De professores para alunos: dicas para melhorar pesquisas na Internet
Dezembro 17, 2020Sabemos que as questões-chave da literacia mediática envolvem assuntos graves e sérios para os quais é fundamental sensibilizar e trabalhar para encontrar soluções. No entanto, a literacia mediática vai além do ciberbullying, da cibersegurança, das fake news, de esquemas fraudulentos ou do discurso de ódio.
Numa altura em que muito do nosso trabalho é apoiado em informações retiradas da Internet, é importante transmitir aos alunos algumas técnicas de pesquisa que os ajudem a encontrar resultados fidedignos e completos para os seus projetos.
Foi a pensar nesta necessidade que o portal brasileiro EducaMídia lançou, via Twitter, um conjunto de dicas que os ensinem a retirar os dados mais importantes e corretos da imensidão dos motores de busca.
1. Uso de palavras-chave
Qualquer pesquisa tem por base uma, ou mais, palavras-chave, mas é fundamental escolher as mais acertadas, não só para que devolvam os melhores resultados sobre o tema, mas também para não correr o risco de obter algo demasiado abrangente por termos escolhido um termo genérico. O melhor exercício é discutir com os alunos o tema que pretendem trabalhar e ensiná-los a avaliar os melhores termos por onde devem começar.
2. Analisar as fontes
Apesar de a Wikipédia estar cada vez mais completa e ser um recurso tentador para os alunos, é fundamental terem a noção que não deve ser encarada com fonte estrutural do trabalho. Ensine-os a escolher as plataformas mais fidedignas e a identificar as fontes (documentais ou não) mais credíveis.
3. Atenção à primeira página de resultados
É importante alertar os alunos para o facto de a primeira página de resultados conter publicidade, isto é, plataformas que pagaram para terem um anúncio e estarem visíveis no topo da página, o que pode retornar informações não relevantes para o trabalho.
4. Uso de aspas
Usar aspas nos termos de pesquisa ajuda a refinar os resultados, pois indica ao motor de busca que procuramos aquela expressão específica. Um bom exercício é fazer o teste e mostrar aos alunos as diferenças entre uma pesquisa com e sem este elemento.
5. Conjugar diferentes termos com “and” e “or”
Estes termos significam “e”/”ou” em português, mas em contexto de motor de busca devem ser usados em inglês, de forma a filtrar as melhores pesquisas no Google. Desta forma, os alunos poderão conjugar diferentes palavras-chave e explorar os resultados obtidos.