Voltar para as notícias

CriA.On quer facilitar acesso e uso de investigação sobre crianças e adolescentes em ambientes digitais

Fevereiro 9, 2023

No Dia da Internet Mais Segura, assinalado a 07 de fevereiro, foi lançado o portal CriA.On, uma iniciativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais e do Instituto de Comunicação (ICNOVA). A missão deste espaço online, direcionado para adultos, é dupla: por um lado, “incentivar o diálogo com famílias e com profissionais de educação, de saúde e bem-estar, juristas e todos os que acompanham crianças e famílias nas suas áreas de atuação”; por outro lado, contribuir para a divulgação de conhecimento e recursos centrados no bem estar e direitos digitais dos jovens.

Cristina Ponte é uma das coordenadoras do CriA.On, acrónimo de Crianças e Adolescentes Online. Em entrevista ao ICNOVA, a investigadora sublinhou a “vontade de investigadores da Universidade Nova em tornar acessíveis a não académicos (famílias, educadores e professores, profissionais de saúde…) resultados de estudos recentes sobre a relação de crianças e adolescentes com os meios digitais” como ponto de partida para a criação do portal. Os conteúdos do CriA.On serão disponibilizados “em português, na forma de pequenos vídeos, podcasts e textos, organizados por temas e por grupos de idade”, refere o site do projeto.

Para além de conteúdos próprios, o portal apresenta-se como “um espaço aberto à colaboração e à co-construção de conhecimento e de recursos, na perspetiva dos direitos digitais”. Todos os materiais disponibilizados serão publicados sob uma licença Creative Commons.