Voltar para as notícias

Congresso “Literacia Digital e Mediática: da Investigação à Educação” assinala a conclusão do projeto COMEDIG

Junho 2, 2022

O congresso final do projeto COMEDIG reúne especialistas da área da educação e da comunicação, nacionais e internacionais, com o objetivo de promover a partilha de saberes e a reflexão sobre os desafios que se colocam à educação e à investigação, numa época em que a literacia digital e mediática é considerada uma condição essencial para o exercício da cidadania. O evento, em formato presencial, realiza-se no dia 25 de junho, entre as 09h00 e as 17h00, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Os conferencistas convidados são Pierre Fastrez, da Universidade de Lovaina (Bélgica), Gabriela Borges, proveniente da Universidade do Algarve (Portugal), Teresa Pombo, docente no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté e colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027, e Ignacio Aguaded Gómez, da Universidade de Huelva (Espanha). Para além das apresentações dos conferencistas, Armanda Matos, investigadora responsável pelo COMEDIG, e a equipa do projeto irão apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos sobre literacia digital e mediática em contexto escolar. O programa do congresso pode ser consultado neste link.

O projeto COMEDIG – Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal tem como principal objetivo proceder a um diagnóstico do nível de competências de literacia digital e mediática de alunos e professores em diferentes níveis de escolaridade e, com base no conhecimento produzido, desenhar recursos educativos e orientações para a intervenção na área da educação mediática.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórios, podendo ser efetuadas aqui até 21 de junho. O programa do congresso COMEDIG foi acreditado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas NOVA ÁGORA como ação de curta duração para educadores de infância, professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com a duração de 5 horas.