Congresso bYou “Crianças, jovens e media: vidas (des)ligadas?” com chamada de trabalhos aberta
Julho 16, 2024Até 30 de setembro, o projeto bYou aceita propostas de comunicação para o congresso que este projeto nacional, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, organiza entre 7 e 8 de fevereiro de 2025. Todos os resumos serão objeto de revisão cega por pares e os resultados da avaliação serão conhecidos até 31 de outubro do corrente ano. As propostas de trabalho devem ser submetidas no formulário disponível no site do congresso: https://www.byou.ics.uminho.pt/congresso-byou/
Com base no mote “Crianças, jovens e media: vidas (des)ligadas?”, o congresso do projeto bYou tem a seguinte chamada de trabalhos:
14 horas e 30 minutos é a média de tempo que 1131 crianças e jovens de 26 agrupamentos de escolas de Portugal, com idades entre os 11 e os 19 anos, dizem gastar em atividades relacionadas com os media num dia de semana ‘normal’, sendo a dependência do telemóvel reconhecida por uma parte significativa desta amostra. Estes são números obtidos pelo projeto bYou – Estudo das vivências e expressões dos jovens sobre os media, financiado pela FCT. Se o consumo mediático aponta para vidas ligadas aos ecrãs, a dimensão da expressão e da participação remete para um público mais desligado e menos envolvido. É a partir destes dados que lançamos o mote para o Congresso byou: “crianças, jovens e media: vidas (des)ligadas?”. Tendo como ponto de partida os resultados obtidos, queremos compreender como são tecidos os seus quotidianos com os media; analisar as suas práticas de expressão e de participação; e identificar os assuntos que os ligam e os que os desligam, dos ecrãs e do mundo. Na senda do que diz o filósofo francês Paul Virilio (2020), este Congresso será uma oportunidade para se debater se “já não estamos a olhar para as estrelas, mas para os ecrãs”.
O Congresso bYou aceita propostas que discutam resultados de estudos ou práticas pedagógicas que envolvam media, crianças e jovens até aos 18 anos, em torno dos seguintes temas:
-
Práticas mediáticas (Internet, redes sociais, cinema e audiovisual, consumo de informação e notícias…);
-
Papel e importância dos media na vida quotidiana;
-
Bem-estar e media;
-
Direitos das crianças e media;
-
Participação e expressão nos e através dos media;
-
Criação e produção sobre, com e para crianças e jovens;
-
Produções mediáticas para crianças e jovens;
-
Meios de comunicação escolares;
-
Literacia mediática;
-
Metodologias de investigação com crianças e jovens;
-
Outros temas que sejam relevantes no âmbito da temática do congresso.
O congresso “Crianças, jovens e media: vidas (des)ligadas?” decorre no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (Braga).