Comissão Europeia cria grupo de trabalho para promover a literacia digital
Novembro 12, 2021A Comissão Europeia (CE) criou, em outubro, um grupo de trabalho, composto por 25 especialistas, com o objetivo de combater a desinformação e promover a literacia digital junto dos professores.
Estes peritos, provenientes das áreas da tecnologia, comunicação social e ensino, têm como missão ajudar professores e educadores através da preparação de orientações práticas, de forma a combater a desinformação e promover a literacia digital através da educação.
Com o objetivo de chegar a “todos os alunos de todas as escolas da União Europeia”, a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, sublinhou, na sessão de lançamento da iniciativa, que “combater as notícias falsas e garantir a segurança online é muito importante para a Comissão”.
Importa relembrar que, em 2018, grandes empresas tecnológicas como a Google, o Facebook, o Twitter, a Microsoft e o Mozilla assinaram um código de conduta no qual se comprometem a combater a desinformação nas suas plataformas.
Já em maio deste ano, a própria CE anunciou a intenção de implementar ferramentas que permitam aos utilizadores identificarem e assinalarem notícias falsas.
Fonte: Jornal Observador.