Voltar para as notícias

CLEMI publica guia introdutório à educação para os media e a informação

Julho 1, 2022

O documento Les essentiels – Éducation aux médias et à l’information reúne os conceitos elementares do campo da educação para os média e a informação, bem como recomendações para iniciar trabalhos em sala de aula sobre os meios de comunicação. Foi publicado pelo CLEMI, em colaboração com a rede Canopé, e está disponível aqui, entre os recursos do MILObs.

Na Introdução, Serge Barbet, diretor delegado do CLEMI, afirma que o guia representa uma oportunidade para os professores de diferentes níveis se inteirarem com as “noções fundamentais” da educação para os média e a informação, para além de disponibilizar “recursos sobre temas-chave, tais como a luta contra notícias falsas e a retórica das teorias da conspiração”. Para além disto, o texto disponibiliza sugestões concretas “para trabalhar com imagens, fotografias, infografias, caricaturas e novas linguagens dos meios de comunicação social encontradas nas redes sociais”, acrescenta Barbet.

O documento está organizado em cinco áreas fundamentais:

  • A fábrica de informação.
  • Avaliar informação.
  • Analisar as imagens da atualidade.
  • A liberdade de expressão e os seus limites.
  • Diferenciar informação e publicidade.

Por fim, de acordo com o CLEMI, o Les essentiels – Éducation aux médias et à l’information disponibiliza ainda “uma série de fichas para a publicação de informação, particularmente através dos meios de comunicação escolares”.