Media na Escola
Durante as semanas e os meses mais difíceis da pandemia da Covid-19, em que o ensino passou a ser feito à distância, implementámos aqui no MILObs a rubrica “Media em Casa”, dirigida crianças e adolescentes, professores e educadores, pais e outros familiares, com propostas de atividades simples para explorar os media, sugestões de programas de televisão e de rádio para crianças e ainda de livros e de videojogos.
Hoje temos o prazer de anunciar aos nossos seguidores o início de uma nova rubrica, que acompanha a perspetiva de regresso à vida (mais ou menos) como a conhecíamos antes da pandemia. Pensando no regresso do novo ano letivo e na retoma do ensino presencial, lançamos a rubrica Media na Escola.
Todos os meses, na primeira sexta-feira iremos publicar uma atividade de promoção de literacia mediática para ser desenvolvida pelos/as docentes com os alunos/as em contexto escolar, sendo que todas as propostas foram desenhadas seguindo uma lógica de educação não formal, tentando garantir o envolvimento dos/as participantes com os temas em apreço e promover a sua participação na construção do conhecimento.
Trata-se de uma parceria do MILObs com o PICCLE – Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita, promovido pelo Plano Nacional de Leitura. O PICCLE é plataforma online que apresenta uma série de recursos destinados a professores com o intuito de melhorar as competências de literacia mediática dos alunos e das alunas. Reúne uma série de materiais de interesse sobre esta área, muitos deles originais: atividades, recursos vários, estudos, projetos, Referenciais de literacia nas áreas da leitura e da escrita, da informação, dos media e do digital e, ainda, um completo glossário.
Excecionalmente, este mês a atividade é lançada na terceira sexta-feira de setembro, a semana que marca o início do ano letivo 2021/2022, previsto para o período entre 14 e 17 de setembro.
A nova rubrica pode ser encontrada no separador Recursos, no submenu Media na Escola. A primeira atividade designa-se “STOP aos estereótipos” e pretende levar crianças e jovens a: identificar a existência de estereótipos negativos (ou preconceitos) na sociedade e nos media; compreender como os estereótipos são redutores da realidade e (especialmente os estereótipos negativos) têm impacto na vida das pessoas que são vítimas deles; compreender como os media interferem na perceção que temos da realidade e, mais do que espelhá-la, a constroem.
Caso implemente a atividade e nos queira dar retorno sobre a mesma, pode fazê-lo para milobs@ics.uminho.pt