• Media na Escola
  • Atividades
Logo
  • Quem Somos
    • Apresentação
    • Objetivos
    • Equipa
    • Parceiros
    • UNESCO-UNAOC UNITWIN
    • Contacto
  • Literacia Mediática
    • Breve Perspetiva Histórica
    • Conceitos e Metodologias
    • Cronologia
  • Políticas
    • Portugal
    • Internacional
      • Declarações
      • Legislação
      • Recomendações
      • Outros
    • Serviço Público de Media
  • Práticas
    • Iniciativas
    • Projetos de ação
    • Formação
    • Partilhe o seu projeto
  • Investigação
    • Projetos MILOBS
    • Projetos com participação MILObs
    • Projetos Externos
    • Investigadores e Formadores
  • Recursos
    • Artigos
    • Atividades
    • Dados
    • Entrevistas/Depoimentos
    • Filmes & Séries
    • Imprensa
    • Infografias
    • Livros
    • Media em Casa
    • Media na Escola
    • Podcasts
    • Relatórios
    • Revistas
    • Sítios online
    • Vídeos
  • Agenda
  • Notícias
  • Inglês
  • Imprimir Página
  • Artigos
  • Atividades
  • Dados
    • Dados Estatísticos
    • Infografias de dados
    • Sites de dados
  • Entrevistas/Depoimentos
  • Filmes & Séries
    • Filmes
    • Séries
  • Imprensa
  • Infografias
  • Livros
  • Media em casa
    • Atividades
    • Feito em casa
    • Links úteis
    • Sugestões
  • Media na Escola
    • Atividades
  • Podcasts
  • Relatórios
  • Revistas
  • Sítios online
  • Vídeos

Media na Escola

Durante as semanas e os meses mais difíceis da pandemia da Covid-19, em que o ensino passou a ser feito à distância, implementámos aqui no MILObs a rubrica “Media em Casa”, dirigida crianças e adolescentes, professores e educadores, pais e outros familiares, com propostas de atividades simples para explorar os media, sugestões de programas de televisão e de rádio para crianças e ainda de livros e de videojogos.

Hoje temos o prazer de anunciar aos nossos seguidores o início de uma nova rubrica, que acompanha a perspetiva de regresso à vida (mais ou menos) como a conhecíamos antes da pandemia. Pensando no regresso do novo ano letivo e na retoma do ensino presencial, lançamos a rubrica Media na Escola.

Todos os meses, na primeira sexta-feira iremos publicar uma atividade de promoção de literacia mediática para ser desenvolvida pelos/as docentes com os alunos/as em contexto escolar, sendo que todas as propostas foram desenhadas seguindo uma lógica de educação não formal, tentando garantir o envolvimento dos/as participantes com os temas em apreço e promover a sua participação na construção do conhecimento.

Trata-se de uma parceria do MILObs com o PICCLE – Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita, promovido pelo Plano Nacional de Leitura. O PICCLE é plataforma online que apresenta uma série de recursos destinados a professores com o intuito de melhorar as competências de literacia mediática dos alunos e das alunas. Reúne uma série de materiais de interesse sobre esta área, muitos deles originais: atividades, recursos vários, estudos, projetos, Referenciais de literacia nas áreas da leitura e da escrita, da informação, dos media e do digital e, ainda, um completo glossário.

Excecionalmente, este mês a atividade é lançada na terceira sexta-feira de setembro, a semana que marca o início do ano letivo 2021/2022, previsto para o período entre 14 e 17 de setembro.

A nova rubrica pode ser encontrada no separador Recursos, no submenu Media na Escola. A primeira atividade designa-se “STOP aos estereótipos” e pretende levar crianças e jovens a: identificar a existência de estereótipos negativos (ou preconceitos) na sociedade e nos media; compreender como os estereótipos são redutores da realidade e (especialmente os estereótipos negativos) têm impacto na vida das pessoas que são vítimas deles; compreender como os media interferem na perceção que temos da realidade e, mais do que espelhá-la, a constroem.

Caso implemente a atividade e nos queira dar retorno sobre a mesma, pode fazê-lo para milobs@ics.uminho.pt

Facto ou opinião?

learn more

Visto à lupa: publicidade e assessoria de imprensa

learn more

Os donos disto tudo

learn more

Concordo/não concordo

learn more

Conta-me como foi!

learn more

Prós & Contras

learn more

Conhecer os cantos à redação… e ao jornal

learn more

Ler o jornal com olhos de artista

learn more

10 Mandamentos para não naufragar online

learn more

Redes sociais: um mural à minha maneira

learn more

STOP aos estereótipos

learn more
CECS - Intervenção
  • Quem Somos
    • Apresentação
    • Objetivos
    • Equipa
    • Parceiros
    • UNESCO-UNAOC UNITWIN
    • Contacto
  • Literacia Mediática
    • Conceitos e Metodologias
    • Breve Perspetiva Histórica
    • Cronologia
  • Arquivos
    • Políticas
    • Práticas
    • Formação
    • Investigação
    • Recursos
    • Newsletters
    • Cronologia
    • Notícias
  • Sala Virtual
    • Visitar
  • Siga-nos
Universidade do Minho Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia FCT Blisq Creative

©Universidade do Minho. Todos os direitos reservados. Apoiado pela FCT.