• Ciclo de seminários MILObs “Presente e futuro da literacia mediática: contributos para uma nova agenda”
Logo
  • Quem Somos
    • Apresentação
    • Objetivos
    • Equipa
    • Parceiros
    • UNESCO-UNAOC UNITWIN
    • Contacto
  • Literacia Mediática
    • Breve Perspetiva Histórica
    • Conceitos e Metodologias
    • Cronologia
  • Políticas
    • Portugal
    • Internacional
      • Declarações
      • Legislação
      • Recomendações
      • Outros
    • Serviço Público de Media
  • Práticas
    • Iniciativas
    • Projetos de ação
    • Formação
    • Partilhe o seu projeto
  • Investigação
    • Projetos MILOBS
    • Projetos com participação MILObs
    • Projetos Externos
    • Investigadores e Formadores
  • Recursos
    • Artigos
    • Atividades
    • Dados
    • Entrevistas/Depoimentos
    • Filmes & Séries
    • Imprensa
    • Infografias
    • Livros
    • Media em Casa
    • Media na Escola
    • Podcasts
    • Relatórios
    • Revistas
    • Sítios online
    • Vídeos
  • Agenda
  • Notícias
  • Inglês
  • Imprimir Página

Recursos

  • Artigos
  • Atividades
  • Dados
    • Dados Estatísticos
    • Infografias de dados
    • Sites de dados
  • Entrevistas/Depoimentos
  • Filmes & Séries
    • Filmes
    • Séries
  • Imprensa
  • Infografias
  • Livros
  • Media em casa
    • Atividades
    • Feito em casa
    • Links úteis
    • Sugestões
  • Media na Escola
    • Atividades
  • Podcasts
  • Relatórios
  • Revistas
  • Sítios online
  • Vídeos

Acervo de artigos científicos direcionados para as diferentes áreas de intervenção do MILObs, nomeadamente, Literacia Mediática e Digital, Educação para os Media, Notícias, Crianças e Jovens, Cidadania, Biblioteca Escolar, entre outros.

2024

Brites, M., Castro, T., Müller, M., & Maneta, M. (2024). Young People Learning About Algorithms: Five Profiles Spanning From Ineptitude to Enchantment. Media and Communication, 12, Article 8272. https://doi.org/10.17645/mac.8272

2023

Pinto, M., Pereira, S., Navio, C., & Fillol, J. (2023). A polémica sobre a disciplina ‘Cidadania e Desenvolvimento’: o dito e o não dito nos media. Media & Jornalismo, 23(43), 9-36. https://doi.org/10.14195/2183-5462_43_1

2021

Kalmus, V. e O’Neill, B. (2021). Through mature and yet fresh eyes: Researching emerging issues in the field of children and media. Communications. 46(3), p. 327-331. https://doi.org/10.1515/commun-2021-2050. 

Leyn, T., Waeterloos, C., Wolf, R., Vanhaelewyn B., Ponnet, K. & Marez, L. (2021). Teenagers’ reflections on media literacy initiatives at school and everyday media literacy discourses. Journal of Children and Media. DOI: 10.1080/17482798.2021.1952463

Pereira, S., Brandão, D. e Pinto M. (2021). bYou: A Research Proposal About and with Children and Youngsters as Creative Agents of Change Through the Use of the Media. In D. Raposo, N. Martins & D. Brandão (eds), Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies. AHFE 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 277. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-80415-2_12 

Pereira, S. & Toscano, M. (2021). Media and Information Literacy in school libraries in Portugal: mapping practices to improve policies. Revue française des sciences de l’information et de la communication. 22. DOI: https://doi.org/10.4000/rfsic.10993

Ponte, C., Carvalho, M. J., Batista, S. (2021). Exploring European childrenʼs self-reported data on online aggression. Communications. 46(3), p. 419-445 https://doi.org/10.1515/commun-2021-0050

Sundar, S. S., Molina, M. D. & Cho, E. (2021). Seeing Is Believing: Is Video Modality More Powerful in Spreading Fake News via Online Messaging Apps?. Journal of Computer-Mediated Communication. DOI: 10.1093/jcmc/zmab010

Wuyckens, G., Landry, N., & Fastrez, P. (2021). Untangling media literacy, information literacy, and digital literacy – a systematic meta-review of core concepts in media education. Journal of Media Literacy Education Pre-Prints. Retirado de: https://digitalcommons.uri.edu/jmle-preprints/20 

2020

Pereira, S. e Toscano, M. (2020). Leituras dos media no contexto das bibliotecas escolares. Entreler, n. 0, 60-74.

Tamboer, S. L., Kleemans, M. e Daalmans, S. (2020). We are a neeeew generation: Early adolescents’ views on news and news literacy. Journalism. DOI: 10.1177/1464884920924527 

Rodrigues, D., Gama, A., Machado-Rodrigues, A.M., Nogueira, H., Silva, M-R. G., Rosado-Marques, V., & Padez, C. (2020). Social inequalities in traditional and emerging screen devices among Portuguese children: a cross-sectional study. BMC Public Health, 20. DOI: 10.1186/s12889-020-09026-4

2019

Silva, L., Botelho-Francisco, R., Oliveira, A. e Pontes, V. (2019). A gestão do discurso de ódio nas plataformas de redes sociais digitais – um comparativo entre Facebook, Twitter e Youtube. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 12(2), p.470-492. DOI: 10.26512/rici.v12.n2.2019.22025 

2018

Bulguer, M. e Davison, P. (2018). The Promises, Challenges, and Futures of Media Literacy. Journal of Media Literacy Education, 10(1), p. 1-21.

Soares, I. O., (2018). Educomunicação, paradigma indispensável à renovação curricular no ensino básico no Brasil. Comunicação & Educação, 23(1), p. 7-24.

2017

Brites, M. J. e Pinto, M. (2017). Is there a role for the news industry in improving news literacy?. Media Education Research Journal, 7(2), 29-47

Mayoral, J., Parratt, S. e Morata, M. (2017). Desinformación, manipulación y credibilidad periodísticas: una perspectiva histórica. Historia y Comunicación Social, 24(2), p. 395-409.

2016

Pereira, S., Faria, J. e Pessôa, C. (2016). Televisão pública e educação para os média: o papel dos programas dos provedores de televisão em Portugal e no Brasil. Comunicação e Sociedade, 30, p. 223-244

2007

Miyazaki, T. (2007, junho). From citizen’s eyes: working with media literacy for thirty years. Comunicação apresentada no International Meeting organizado pela comissão francesa da UNESCO. Paris.

2005

Buckingham, D. (2005). The Media Literacy of Children and Young People: A review of the research literature on behalf of OfCom. London: Ofcom.

CECS - Intervenção
  • Quem Somos
    • Apresentação
    • Objetivos
    • Equipa
    • Parceiros
    • UNESCO-UNAOC UNITWIN
    • Contacto
  • Literacia Mediática
    • Conceitos e Metodologias
    • Breve Perspetiva Histórica
    • Cronologia
  • Arquivos
    • Políticas
    • Práticas
    • Formação
    • Investigação
    • Recursos
    • Newsletters
    • Cronologia
    • Notícias
  • Sala Virtual
    • Visitar
  • Siga-nos
Universidade do Minho Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia FCT Blisq Creative

©Universidade do Minho. Todos os direitos reservados. Apoiado pela FCT.