Ciclo de seminários MILObs “Presente e futuro da literacia mediática: contributos para uma nova agenda”
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Internacional
Nacional
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2021
UNESCO publica uma nova versão do “Media & Information Literacy curriculum for educators & learners”
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2021
É publicado o “The Public Service Media and Public Service Internet Manifesto”
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2021
Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas adota o “Comentário Geral n.º 25 sobre os Direitos das Crianças em relação ao ambiente digital”
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2017
O Conselho da Europa lança uma nova versão do “Internet Literacy Handbook”
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2016
É lançado na Rússia o primeiro número do International Journal of Media and Information Literacy, pela Academic Publishing House Researcher;
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2014
É assinada a Declaração de Paris sobre a Literacia para os Media e a Informação (“Paris Declaration on Media and Information Literacy in the Digital Era”);
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2013
A James L. Knight School of Communication (E.U.A.) lança o Journal of Digital and Media Literacy;
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2013
A Declaração de Bruxelas propõe a adoção de políticas de Educação para os Media para todos e ao longo da vida.
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2012
Publicada a Declaração de Havana que propõe 15 ações de para o fomento da Literacia da Informação nos países ibero-americanos.
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2011
Em França surge a Jeunes et médias – Les cahiers francofones de l’éducation aux médias, editada pelo Centre d’études sur les jeunes et les médias;
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2011
É assinada a Declaração de Fez sobre a Literacia para a Informação e os Media (Fez Declaration on Media and Information Literacy);
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2010
É fundada a revista italiana Media Education – Studi, Ricerca, Buone Pratiche, pela Associazione Italiana per l’Educazione ai Media e alla Comunicazzione;
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2010
O Centre for Excellence in Media Practice, da Bournemouth University publica o primeiro número do The Media Education Research Journal (MERJ);
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2009
É publicado o documento “Study on Criteria for the Assessment of Media Literacy Levels”
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2009
A Comissão Europeia lança a Recomendação sobre literacia mediática no ambiente digital para uma indústria audiovisual e de conteúdos mais competitiva e uma sociedade do conhecimento inclusiva;
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2009
A NAMLE publica o primeiro número do The Journal of Media Literacy;
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2008
No “Relatório do Parlamento Europeu sobre Literacia Mediática no Mundo Digital” é traçado o panorama europeu no que toca à Literacia Mediática.
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2008
UNESCO publica o “Teacher training curricula for Media and Information Literacy” que propõe um modelo de formação de professores.
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2007
União Europeia publica documento que propõe o alargamento da Literacia Mediática a todos os tipos de media, incluindo websites, videojogos e comunidades virtuais.
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2007
Comissão Europeia apresenta o “Study on the current trands and approaches to Media Literacy – Final Report” que mapeia as tendências e abordagens à Literacia Mediática na Europa
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2007
Publicado o documento “Les Recommandations du Conseil de l’Europe en matière de politiques Éducatives Relatives aux Médias”
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2007
É lançado o Journal of Children and Media (Reino Unido), pela Taylor & Francis Author Services;
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2007
Um grupo internacional de especialistas reúne-se em Paris com o apoio da UNESCO, nos 25 anos da Declaração de Grünwald, e reconhece a necessidade de revê-la em função das evoluções tecnológicas e sociais. É lançada a Agenda de ...
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2006
UNESCO publica o documento “Media Education. A Kit for Teachers, Students, Parents and Professionals” onde propõe diferenciação entre Literacia Mediática e Educação para os Media
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2006
O Nordic Journal of Digital Literacy (Noruega) começa a circular por iniciativa da Universitetsforlaget (The Scandinavian University Press) em colaboração com o The Norwegian Centre for ICT in Education;
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2006
Foi lançada Carta Europeia para a Literacia dos Media (“European Charter for Media”), a partir de um apelo lançado por membros do ‘Uk Film Council’ e do British Film Institute’ a várias entidades europeias com trabalho desenvol...
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2006
Na Declaração Ministral de Riga os Estados-Membros comprometem-se a incluir a Literacia Digital nos sistemas de educação
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2005
O Conselho da Europa lança o ‘Internet Literacy Handbook’.
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2002
A University of Toronto Press começa a publicar a revista Studies in Media & Information Literacy Education (SIMILE);
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2001
Comité de Ministros emite a recomendação “Sobre a Autorregulação em Matéria de Conteúdo Cibernético”
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2000
A Summit 2000: Children, Youth and the Media: Beyond the Millennium, realizada em Toronto (Canadá) é a maior conferência de Literacia Mediática organizada até àquela data, com 53 países representados;
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2000
No Reino Unido é lançado um white paper, defendendo a Educação em Literacia Mediática;
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