Voltar para as notícias

Campanha Expressa-te! e Mural bYou chegaram ao Serviço Público de Media

Janeiro 9, 2023

Entre 9 e 15 de janeiro, os canais de televisão da RTP e a Antena 1 transmitem os anúncios da campanha Expressa-te!, uma iniciativa do projeto bYou. Estes dois meios do Serviço Público de Media juntam-se, assim, ao apelo à participação das crianças e jovens até aos 18 anos neste projeto do CECS/MILObs, que pretende dar espaço às opiniões e expressões dos mais jovens. Para além da RTP e da Antena 1, também a Rádio ZigZag é media partner do bYou.

Até março de 2024, a campanha Expressa-te! chama todas as crianças e jovens e fazerem ouvir a sua voz. Vídeo, podcast, fotografia, desenho, pintura, texto, poema, dança, música: todas as formas de expressão são bem-vindas. O bYou quer conhecer a importância dos vários media no dia-a-dia dos mais novos e ouvi-los sobre os assuntos que mais os motivam ou preocupam. O bYou quer, por isso, escutar as crianças e os jovens nos seus próprios termos. Há três condições essenciais para a participação e podem ser consultadas aqui.

Os trabalhos enviados serão publicados no Mural de Expressões online, disponível em muralbyou.pt, e uma seleção desses conteúdos será objeto de uma exposição presencial, em Braga. O Mural bYou é, assim, um elemento central do projeto de investigação coordenado por Sara Pereira (CECS, Universidade do Minho): é o espaço privilegiado para acolher e divulgar os conteúdos criados pelos jovens, mas é também um sítio para estes manifestarem a sua opinião sobre temáticas diversas, no espaço “Que pensas sobre…?”, e para jogarem e testarem os seus conhecimentos sobre os media com os vários quizzes disponíveis em “Põe-te à prova!”. Todos os meses há novos quizzes para desafiar os visitantes do Mural bYou.

A campanha “Expressa-te” e o Mural bYou são iniciativas do projeto de investigação bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media, em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e no MILObs: Observatório sobre Media, Informação e Literacia, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/COM-OUT/3004/2020). O projeto pretende escutar e dar a voz a crianças e jovens com o intuito de conhecer e problematizar a relação e as práticas dos mais novos com os meios de comunicação.