Voltar para as notícias

2022, ano para empoderar os jovens

Janeiro 3, 2022

A União Europeia dedica o Ano Europeu da Juventude de 2022 ao incentivo à participação dos jovens na vida pública. Com esta iniciativa, o Parlamento e a Comissão Europeia procuram envolver os jovens em processos de consulta e de tomada de decisões a nível comunitário, nacional e local.

Em comunicado, o Parlamento Europeu refere que o Ano Europeu da Juventude de 2022 irá contar com diferentes iniciativas “sobre uma União Europeia mais inclusiva, verde e digital, bem como estudos e investigações sobre a situação em que os jovens se encontram na União Europeia”.

Também em 2022 o projeto bYou, do MILObs, procurará conhecer e discutir as práticas dos jovens com os media, ao mesmo tempo que dá espaço aos mais novos para fazerem ouvir a sua voz. A investigação liderada por Sara Pereira, também coordenadora do MILObs, decorrerá até março de 2024 e irá envolver quase 1400 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, de norte a sul de Portugal continental. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Comunicado do Parlamento Europeu