Voltar

Media@ção

Sucessor do “7 Dias, 7 Dicas sobre os Media”, o concurso Media@ção é promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM),  em parceria com a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação PT (FPT) e o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).

A primeira edição do concurso Media@ção quer por os alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico a pensar sobre o tema “Há vida para além da televisão, dos videojogos e da Internet”. Já os estudantes do 3º Ciclo e do Ensino Secundário são convidados a refletir sobre “Como lidar com as notícias falsas (fake news)”. Para participarem, os alunos terão de submeter trabalhos originais, de caráter narrativo, num dos seguintes suportes: vídeo, podcast ou spot publicitário, com a duração máxima de três minutos.

Tal como no concurso “7 Dias, 7 Dicas sobre os Media”,  pretende-se com esta nova iniciativa fomentar o uso crítico, responsável e criativo dos media, bem como o exercício da liberdade de expressão, entre os alunos do 1º Ciclo ao Secundário.

O regulamento completo pode ser consultado na página da RBE e o prazo para envio das obras termina a 23 de março de 2018.