Voltar para as notícias

Portugal com dois eventos na Semana Europeia da Literacia Mediática

Março 17, 2019

Num dos últimos Ouvido Crítico – programa semanal de Literacia Mediática, produzido pelo MILObs e emitido semanalmente pela Antena 1 – já abordámos a Semana Europeia da Literacia Mediática que decorre entre amanhã, 18 de março, e se prolonga até à próxima sexta, 22. Trata-se de uma das várias medidas que a Comissão Europeia pôs em marcha com o intuito de diminuir o impacto que a desinformação online possa vir a ter nas eleições europeias, marcadas para o final de maio. No site oficial desta Semana, que se realiza este ano pela primeira vez, e é apresentada como uma “grande oportunidade para celebrar a importância societal da Literacia Mediática no nosso mundo moderno”, os cidadãos são convidados a promover eventos neste âmbito e a registarem-nos online. Os eventos podem registar-se mesmo que se realizem depois desta ‘European Media Literacy Week’ terminar. No mapa dos eventos é possível verificar que, até ao momento, há duas ações registadas em Portugal, uma no Porto, outra em Lisboa.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Centro Internet Segura, promove na Pousada da Juventude do Porto, entre os dias 19 e 21 de março, um evento intitulado ‘Training Digital Literacy and Global Citizenship’. Ao longo dos três dias, líderes juvenis e profissionais que trabalham com jovens terão oportunidade de desenvolver capacidades relacionadas com o uso das novas tecnologias e com a comunicação no mundo digital.

O evento de Lisboa está agendado para o dia 4 de abril entre as 9h e as 16h, no Bright Pixel (R. da Emenda, 19), e designa-se ‘The European Media Literacy Toolkit for Newsrooms – Lisboa Unconference’. É promovido pela ‘Global Editors Network’ e tem por objetivo fazer um kit de ferramentas em literacia mediática para redações antes das Eleições Europeias, como uma forma de combater a desinformação e restaurar a confiança no jornalismo.