Voltar para as notícias

Pelo sexto ano consecutivo vem aí a operação ‘7 Dias com os Media’

Março 20, 2018

A iniciativa decorre de 3 a 9 de maio e desafia pessoas e instituições a organizar eventos que ajudem a pensar “o lugar que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano”.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se celebra a 3 de maio, volta a dar o mote para o arranque da operação ‘7 Dias com os media”, organizada desde 2013 pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM).

O objetivo é que, por todo o país, pessoas e instituições – de grupos de alunos a professores, de escolas e universidades a bibliotecas, de autarquias a empresas – promovam atividades que incentivem a reflexão sobre os media e sobre o papel que eles desempenham nas vidas das pessoas e da sociedade.

Pretende-se, deste modo, capacitar os cidadãos, independentemente da idade, para um uso mais competente e crítico dos media.

No site da iniciativa há uma parte com materiais de apoio e uma série de questões que podem ajudar os interessados a pensar em temas para abordar: “Como nos podemos tornar mais capazes de um uso inteligente e criativo das máquinas e dos conteúdos e ser mais exigentes naquilo que partilhamos e de que gostamos? Como podemos enriquecer-nos culturalmente com as redes sociais e outras plataformas digitais? A que ferramentas e métodos recorrer, para ser capaz de distinguir entre o que tem valor e o que é mentira ou mesmo charlatanice? De que modo gerir o tempo, para não ficarmos demasiado dependentes dos ecrãs e, antes, os utilizemos para enriquecer os encontros diretos e explorar o mundo em que vivemos?”

As instituições têm, ainda, a possibilidade de registar a atividade que vão levar a cabo no site oficial da operação.

Para os professores que queiram desenvolver atividades neste âmbito com os alunos, a publicação acabada de editar pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, “Levar os Media para a Escola – Agenda de Atividades de Transliteracia”, pode dar também algumas ideias para organizar eventos.