Voltar

Rede de Bibliotecas Escolares

Fevereiro 22, 2018

A Rede de Bibliotecas Escolares é uma estrutura do Ministério da Educação criada em 1996 que tutela, atualmente, cerca de 2500 bibliotecas escolares abrangendo todos os agrupamentos e escolas não agrupadas da rede de ensino público.
Mais do que um espaço e um conjunto de recursos organizados, as bibliotecas escolares são, hoje, um núcleo de aprendizagem e de construção do conhecimento assente na pesquisa e processamento da informação e no uso dos media digitais. Enquanto estruturas multimediáticas e em rede, de natureza transversal ao currículo e à escola, constituem espaços privilegiados para associar a leitura, a informação, a Internet e os media, quer os tradicionais quer os novos media, à educação para as literacias.
Nesse pressuposto, a RBE lançou, em 2012, o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar com a finalidade de enquadrar o papel da biblioteca e orientar os professores bibliotecários na promoção da leitura, da literacia de informação e da literacia mediática. Este referencial tem permitido e incentivado que as bibliotecas escolares desenvolvam atividades e projetos no âmbito da literacia da informação, da educação para os media e para a cidadania de uma forma mais refletida, fundamentada e em articulação com diferentes disciplinas e áreas curriculares. Acresce que como a leitura é cada vez mais multimodal e em linha, a sua promoção também surge frequentemente associada às literacias mediática e da informação.
Em paralelo, a RBE dinamiza e/ou integra diferentes projetos e parcerias que têm por finalidade a educação para os media como os concursos Media@ção e Liberdade de Expressão e Redes Sociais; promove formação de professores bibliotecários nesta área através de entidades parceiras como a Universidade do Minho e a Direção-Geral da Educação; tem participado ativamente em projetos de investigação sobre literacia mediática; colabora regularmente nas atividades do GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática.

Website