Voltar

Comissão Nacional da UNESCO

Fevereiro 22, 2018

A Comissão Nacional da UNESCO (CNU) desenvolve atividades no âmbito das quatro áreas de mandato da UNESCO – educação, ciência, cultura e comunicação e informação – e nas áreas temáticas desta Organização, difundindo e dinamizando em Portugal as políticas e os programas aprovados no seio da UNESCO, em colaboração com as demais entidades governamentais e os diferentes grupos ativos na sociedade.
Para além da sua missão de promoção da livre circulação das ideias através das palavras e da imagem, a UNESCO estabeleceu o objetivo primordial de construção de sociedades do conhecimento inclusivas através da informação e da comunicação. Assim, a CNU acompanha e promove os programas desenvolvidos pela UNESCO neste domínio, nomeadamente no âmbito da literacia mediática.
Com efeito, no mundo inteiro, assistimos a um aumento exponencial do acesso à informação e à comunicação, a educação para os media e a informação (MIL – media and information literacy em inglês) responde às perguntas: como procurar, avaliar de forma crítica, utilizar conteúdo e contribuir online e offline? Quais são os nossos direitos online e offline? Quais são os desafios éticos levantados pelo acesso e pela utilização da informação? Como interagir com os media e as TIC para promover a igualdade, o diálogo intercultural e inter-religioso, a paz, a liberdade de expressão e o acesso à informação?
Através dos recursos de capacitação, tais como programas de ensino, princípios orientadores e um quadro de avaliação, a UNESCO apoia o desenvolvimento de competências em matéria de MIL. Estão disponíveis online cursos gratuitos e abertos para uma aprendizagem autónoma. Os media e as TIC facilitam a criação de redes e a investigação nesta área através da Aliança Mundial para os Parceiros MIL (GAPMIL) e a Rede Universitária MIL. Recentemente lançada nas redes sociais, a iniciativa MIL CLICKS faz igualmente parte da estratégia da UNESCO para promover a literacia mediática.

Website