Voltar para as notícias

Ouvido Crítico de volta à Antena 1

Outubro 1, 2020

O programa de educação para os media que põe em sintonia a Antena 1 e o MILObs (Observatório sobre Media, Informação e Literacia), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, está de regresso à antena na próxima terça-feira, dia 6 de outubro, pouco depois das 15h45. O primeiro programa abordará o filme da Netflix ‘Mignonnes’. Ainda em outubro serão abordados temas como a Economia da Atenção ou as desiguais condições de acesso à tecnologia durante a pandemia da Covid-19.

Neste que será o terceiro ano de emissão do programa (interrompido em março devido à Covid-19), a apresentação passará a estar a cargo da jornalista da Antena 1 Noémia Gonçalves, em substituição de Tiago Alves, que conduziu as duas temporadas anteriores. 

A filosofia do programa, da autoria de Manuel Pinto, Sara Pereira e Joana Fillol, mantém-se: pretende-se captar o outro lado dos media, falar sobre o que está por trás das mensagens que diariamente nos chegam através dos mais diversos meios de comunicação, desafiar-nos a pensar nos media a partir de vários pontos de vista: de que modo representam a realidade? Que poder exercem na forma como vemos o mundo? Como estamos a consumi-los?

Os microfones do programa voltarão, também, a abrir-se a vários convidados – estudiosos da Educação para os Media ou agentes que, em diversos pontos do país e nos mais variados contextos (institucional, escolar, associativo…), realizam projetos inovadores neste âmbito. 

Todas as edições do Ouvido Crítico realizadas até ao momento estão disponíveis na página do MILObs, no separador recursos, em podcats