Voltar para as notícias

Na Austrália esta é a semana da Literacia Mediática

Setembro 12, 2018

De 10 a 16 de setembro decorre na Austrália a primeira Semana da Literacia Mediática, uma iniciativa do departamento de educação da televisão pública australiana, a ABC Education, dirigida a estudantes do 7º ao 10º ano.

A avaliar pela plataforma online que a ABC dedicou a esta Media Literacy Week, o canal de televisão empenhou-se a sério na promoção da capacidade crítica dos jovens face aos conteúdos mediáticos. Em especial, face às notícias.

Na página oficial do evento, estudantes e professores encontram uma série de vídeos para aprender/ensinar a analisar as notícias. Há depoimentos de jornalistas, de especialistas em educação para os media, mas também vídeos ficcionais que explicam, por exemplo, o que são e qual a importância das fontes jornalísticas.

Como as notícias aparecem nas redes sociais, o que são notícias falsas, as responsabilidades legais e éticas dos jornalistas, dicas para verificar a fiabilidade de uma notícia são outros temas abordados pelos vídeos.

A ABC Education não descurou a importância de crianças e jovens se colocarem no papel de jornalistas e reservou uma secção desta plataforma online a explicar e dar conselhos sobre como construir uma notícia.