Voltar para as notícias

Lusófona recebe conferência de encerramento do MILT

Abril 30, 2019

O projeto piloto MILT – Media Literacy for Living Together, financiado pela Comissão Europeia, chega ao fim com uma conferência em Lisboa, subordinada ao tema “O futuro dos media e da aprendizagem na participação”.

Ao longo de doze meses, o projeto envolveu 75 jovens de Portugal, Dinamarca, Irlanda, Grécia e Chipre (entre os quais emigrantes, migrantes e refugiados), com quem trabalhou aptidões e competências em literacia mediática através de formação presencial e online. Neste âmbito, assumiram particular relevo as temáticas das notícias falsas e das imagens representativas do corpo nos media. A formação visou, ainda, dar aos jovens ferramentas para se representarem a si próprios nos media de uma forma criativa.

A criação de media, nomeadamente videojogos e animação, foi um dos vetores do projeto, daí que para a conferência final tenham sido convidados académicos, professores e profissionais, especialmente com trabalho sobre o papel que a criação de media ocupa na literacia mediática e nas formas de participação.

O programa completo ainda não é conhecido, mas foi já divulgada a data desta MILT Conference: decorrerá entre 26 e 28 de junho na Universidade Lusófona, em Lisboa. Nos dias 27 e 28 sabe-se já que terá lugar um Creative Game Jam, organizado em conjunto com a licenciatura em Videojogos da mesma universidade.

Foto: milt.ulusofona.eu