Literacia Mediática
Quem se interessa pelos cruzamentos entre a comunicação, a educação e os media, trabalhados por professores, investigadores ou decisores políticos, irá encontrar uma pluralidade de designações: educação para os media, literacia mediática, educomunicação , literacia digital, pedagogia da comunicação e/ou dos media, literacia da informação e dos media, etc.
Com frequência tais designações precisam de ser culturalmente contextualizadas, porque decorrem de percursos e tradições em que foram enfatizados, em dados momentos, ora os media ora a comunicação; ora os processos formativos ora os seus resultados; ora as tecnologias, ora os conteúdos e efeitos mediáticos, entre outros aspetos.
De um modo genérico, pode dizer-se que a educação para os media pode incluir o – mas não se reduz ao – uso dos media ou das tecnologias na educação. É, acima de tudo, a aquisição de conhecimentos e competências para aceder, analisar criticamente os diferentes media e comunicar de forma pertinente e criativa, tirando partido deles. De forma mais simples, envolve ler os media e o modo como eles operam (e são operados) na sociedade e, por outro lado, usar os media, comunicando através deles.
Não se trata apenas de adquirir conhecimentos; trata-se também de tomar consciência das motivações das transacções emocionais e afectivas; de se posicionar e adotar comportamentos conscientes e críticos.
A análise das práticas mediáticas; dos conteúdos e das tecnologias; dos interesses e estratégias que se movimentam a montante dos ecrãs é um dos caminhos a seguir para adquirir competências de literacia mediática. É igualmente relevante, para compreender o que se passa no mundo, o acompanhamento da actualidade, dos procedimentos e opções adotados pelos jornalistas, nomeadamente quanto às fontes, à verificação dos factos e à hierarquização e alinhamento das notícias. Nestas matérias, o trabalho comparativo é habitualmente de grande ajuda.
Refira-se ainda que o desenvolvimento da educação para os media pode ser feito, no contexto escolar, seja através de disciplinas específicas, seja através de matérias transversais às disciplinas e áreas disciplinares, quer também em atividades de complemento ou enriquecimento curricular. No estudo das línguas e das linguagens, nas ciências sociais e humanas, nas artes e tecnologias, na filosofia e na história, é possível aproveitar unidades e tópicos dos programas para inscrever os media e as culturas mediáticas.
Há, assim, um leque diversificado de vias, métodos e estratégias para capacitar as pessoas e assim ajudá-las a alfabetizar-se relativamente aos media e à informação.