Voltar para as notícias

Literacia Mediática Crítica: um projeto conjunto entre universidades da Alemanha e EUA

Julho 22, 2021

A Heidelberg School of Education (Alemanha) e a Teachers College (Estados Unidos da América) uniram esforços numa iniciativa que tem como intuito estimular e incentivar o envolvimento crítico com os media em ambiente escolar.

O projeto, direcionado para professores e futuros professores, coloca a tónica na Literacia Mediática Crítica (Critical Media Literacy) e irá “facilitar o desenvolvimento de capacidades associadas à Literacia Mediática e sugerir ferramentas para as implementar em contextos educativos”.

Os grandes objetivos propostos pela iniciativa incluem:

  • Estabelecer uma ligação multidisciplinar da pesquisa sobre Literacia Mediática Crítica com as comunidades locais.
  • Disponibilizar ferramentas para realçar e incentivar um envolvimento crítico com os media em contextos educativos.
  • Incluir práticas de empoderamento democrático e oportunidades de mudança social através dos media.
  • Consciencializar para questões de desigualdades, autoritarismos e estereotipagem através dos media.
  • Desenvolver uma rede global de especialistas e interessados na área da Literacia Mediática Crítica.

O projeto inclui um módulo online (integrado nos cursos da Heidelberg School of Education e da Teachers College), um manual sobre Literacia Mediática Crítica com definições e referências bibliográficas, um kit para professores e educadores e várias conferências que podem ser consultadas na agenda do MILObs.

Mais informações sobre a iniciativa