All Posts

VI Edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC

February 24, 2020

Em tempos de enormes mudanças, de um mundo estruturado de uma forma complexa onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, económica, política e até ética e da vertiginosa evolução das tecnologias digitais deparamo-nos com a necessidade de repensar e redefinir o paradigma educacional.

Conscientes desta realidade e da necessidade desta mudança, na generalidade, as instituições educativas têm procurado adaptar-se a este desafio. No entanto, grande parte do debate surge a partir de visões tradicionais da educação que encaram as tecnologias e o digital como essencialmente instrumental. E na realidade o desafio já não é apenas o de aprender e integrar o digital no processo educativo, mas sim assegurar que os cidadãos evoluam de meros consumidores para produtores esclarecidos e ativos, preparando-os para uma verdadeira cultura do digital. 

Assim, se neste contexto aceitarmos que as tecnologias são linguagens que permitem configurar novos ambientes educativos, então é crucial reconhecer a necessidade do processo ser sustentado por modelos que permitam produzir as competências hoje necessárias ao sucesso das organizações. 

É esta relação entre “educações”, pedagogias, ambientes de aprendizagem, tecnologias e competências digitais que professores, investigadores, pesquisadores e outros especialistas na área, de diferentes países, irão abordar e analisar nesta VI edição da ieTIC, procurando responder a este enorme desafio de mudança e transformação digital.

José António Moreira
Diretor da Delegação Regional do Porto e Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta 

 

A VI edição da conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020) terá lugar em Ponta Delgada, nos Açores, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2020.

O programa da conferência está disponível aqui.

Através deste link pode assistir à transmissão por videoconferência.