Voltar para as notícias

Conhece as 5 regras da Literacia Mediática?

Setembro 15, 2020

“Com a Literacia Mediática, os jovens adquirem os conhecimentos, habilidades e aptidões necessárias para serem críticos face às informações que recebem”. É desta forma que o diário espanhol La Vanguardia inicia um artigo dedicado à importância da Educação para os Media. 

A era digital em que vivemos coloca à nossa disposição um volume infindável de informação. Desde os websites de notícias, às redes sociais e blogues, contactamos, diariamente, com dezenas (ou centenas) de conteúdos dos mais variados temas. Mas até que ponto podemos confiar nestas fontes?

Na verdade, existem softwares de manipulação de imagem, fontes de informação pouco credíveis ou até algoritmos que apenas nos mostram conteúdos de acordo com os nossos interesses, descurando, muitas vezes, o outro lado da história. É aqui que entra a Literacia Mediátia e a importância de munir os utilizadores, cada vez mais cedo, de ferramentas para se defenderem das fake news

Com a tónica na importância de ensinar a um público cada vez mais jovem métodos de validação de fontes e conteúdos, a UNESCO delineou as 5 regras para a “alfabetização mediática”.

Comunicação social, bibliotecas, Internet ou qualquer outro meio de informação e transmissão de mensagens é essencial ao compromisso da sociedade civil. Nenhum deve ser descurado, nem assumir um maior destaque.

A informação é um direito de qualquer cidadão, por isso, todos devem ser incentivados a comunicar e a expressar-se, independentemente do género, idade, origem étnica ou religião.

Qualquer uso ou aplicação dos média ou de ferramentas para a literacia mediática deve ser realizado de forma fiável, credível e compreendida por todos os cidadãos.

Cada cidadão tem o direito de se informar e de comunicar, ainda que de forma inconsciente. Os seus direitos nunca podem ser postos em causa.

É um percurso completo e dinâmico, rico em conhecimentos, ferramentas, técnicas, informações, experiências e aptidões relacionadas com o uso dos media.

Artigo completo La VanguardiaVídeo: O que é a literacia mediática? (áudio em Espanhol)Vídeo: Como alcançar a literacia mediática? (áudio em Espanhol)