Voltar para as notícias

15 ideias para “Levar os Media para a Escola

Março 23, 2018

Ver um videoclipe dos Mobby ou recorrer à fotografia para pensar o uso que fazemos dos media; usar videojogos para aprender História ou refletir sobre problemas mundiais; vestir a pele de um publicitário ou de um jornalista.

Eis algumas das 15 sugestões de atividades que os professores encontram na publicação “Levar os Media para a Escola”, editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UM).

Trata-se de uma série de propostas didáticas que não precisam de grandes recursos para serem realizadas em contexto escolar e que vêm acompanhadas de vários recursos e questões chave para auxiliar os professores na sua implementação.

Esta publicação surge no âmbito de um projeto europeu intitulado TRANSLITERACY – TRANSMEDIA LITERACY: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education (GA 645238 / Horizon 2020 – Research and Innovation Actions).

O projeto envolveu oito países – entre os quais Portugal, através do CECS-UM – e procurou estudar, analisar e compreender as competências que os adolescentes adquirem fora da escola, sobretudo com e através dos media.

“Levar os Media para a escola” pode ser descarregada gratuitamente neste link (http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/238 ) e é já a quarta Agenda de uma coleção do CECS-UM que pretende inspirar os agentes educativos, dando-lhes algumas ideias e ferramentas para educar com e através dos media, desenvolvendo a literacia mediática dos seus alunos e despertando neles o exercício de uma cidadania mais informada e participativa.

As anteriores agendas, também disponíveis para download gratuito, intitulam-se: 25+UM: Agenda de Atividades de Educação para os Media (https://goo.gl/3PbLyL); Agenda de Atividades de Literacia Digital https://goo.gl/QP9wD8) e Agenda de Atividades: Os Media e a Crise dos Refugiados (https://goo.gl/BZnN4V).